quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Projeto urbanístico do Vicente Pires

Por enquanto está nas mãos do Grupo Gestor da Regularização. Vamos ver se eles liberam para toda a comunicadade conhecer.
A notícia saiu no site da Seduma-DF.

VICENTE PIRES – Projeto urbanístico agiliza regularização
(15/01/2008 - 18:33)
O Comitê Gestor de Regularização se reuniu nesta terça-feira (15) para conhecer o Projeto Executivo do Setor Habitacional Vicente Pires e de sua expansão. Todo o projeto foi pensado seguindo orientações de preservação ambiental.
Entre os pontos importantes discutidos estão a preocupação com a remoção de pessoas que moram nas Áreas de Preservação Permanente (APPs) e próximas a veredas; a solução para o problema da drenagem pluvial; e os novos eixos para melhoramentos no sistema viário.
A área de transferência proposta fica na região de expansão do local, próxima ao Córrego Cana do Reino, onde existem chácaras que devem permanecer. O número de remoções será conhecido após um cadastramento que deve ser iniciado nos próximos dias. O trabalho será feito por fiscais e bombeiros, já treinados.
O problema de drenagem é comum aos moradores na época das chuvas. No local há 33 bacias importantes, entre outras nascentes de água. A idéia é preservar todas elas, transformando-as em parques e delimitando com ciclovias e pistas de cooper.
Para o sistema viário estão previstos novos trechos que vão melhorar o fluxo de veículos e o acesso e integração com outras regiões vizinhas — como Taguatinga, Águas Claras e Jóquei Clube. A implantação de aparelhos públicos será feita e foi estudada de acordo com o número de moradores da área, que chega a aproximadamente 60 mil pessoas.
As obras em Vicente Pires estão embargadas por falta de licenciamento ambiental, que deverá ser liberado pelo Ibama logo após a análise do Estudo de Impacto Ambiental/Relatório de Impacto ao Ambiental (EIA/RIMA). O resusltado deve ser concluído em 15 dias. O documento foi elaborado por uma empresa terceirizada e financiada pelos moradores.
A área sofre ainda com questões judiciais fundiárias, mas de acordo com Luis Antônio Reis, secretário interino da Seduma, essas não serão empecilho para o andamento das ações de regularização do local, uma prioridade do GDF. Todo o processo será avaliado pelos moradores.
Participaram da reunião representantes das secretarias de Obras, Justiça e Cidadania, Instituto do Patrimônio Histórico (IPHAN), Secretaria de Patrimônio da União, Gerência de Patrimônio da União e Ministério das Cidades. Assessoria de Comunicação Seduma

Nenhum comentário: