terça-feira, 2 de junho de 2009

Acabou o prazo para desativar poços e cisternas

Veja na notícia do Jornal de Brasília de 28/05:

Prazo para desativar cisternas em Vicente Pires vai até sexta-feira (29)
28/05/2009 - 21:08:08
Os moradores de Vicente Pires tem até esta nesta sexta-feira (29) para desativarem suas cisternas. O aviso vale para os moradores que tem uma área menor do que cinco mil metros quadrados. Todos os 3 500 usuários que captam águas subterrâneas já receberam notificações da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico (Adasa) junto com um folheto explicativo de como devem proceder a operação. Até agora, apenas 200 poços foram tamponados e cerca de mil se encontram lacrados ou inativos.
A partir de segunda-feira (1) os que não desativarem os poços estarão sujeitos a multas que vão de 100 a 10 mil reais. A fiscalização será feita por técnicos da Adasa e da Caesb, que iniciarão, nos próximos dias, idêntica ação em Mestre D’Armas, onde existem cerca de 400 poços. O fechamento dos poços em áreas servidas por água da Caesb é uma exigência do Termo de Ajustamento de Conduta -TAC, assinado entre o Ministério Público, GDF, Adasa, Caesb e Ibama e do decreto 22018/2001 do GDF.
A obturação dos poços deve ser providenciada pelos próprios usuários, seguindo método definido pela Adasa, com uso de terra, areia, brita e fragmentos rochosos. Atualmente, cerca de 80% das residências de Vicente Pires são servidas pela água da Caesb. O fechamento definitivo dos poços e cisternas, segundo técnicos da Adasa, evitará a contaminação do aqüífero, além de buscar recuperação quali-quantitativa do potencial hidrogeológico da região.

Nenhum comentário: