quinta-feira, 30 de abril de 2009

Nova EPTG

Veja na reportagem do Jornal de Brasília:


Brasília vai ganhar um presente em seu aniversário de 50 anos. No dia 21 de abril de 2010, a população do Distrito Federal conhecerá a nova EPTG, primeira grande obra do Programa Brasília Integrada. O novo sistema de transporte público mudará o modo como as pessoas se locomovem no DF, disse ontem o governador José Roberto Arruda. "Estamos projetando a cidade para daqui a 15 anos." A nova EPTG (Estrada Parque Taguatinga Guará) é a primeira parte da Linha Verde, um dos três principais corredores de transporte que serão implantados pelo GDF, ligando o final da Asa Sul à Ceilândia, passando por Taguatinga, Águas Claras, Vicente Pires e Guará, como antecipou o Jornal de Brasília em edições anteriores. Para adequar a via ao novo sistema, que não prevê cruzamentos em nível, serão construídos cinco novos viadutos ao longo dos 12,5 quilômetros da EPTG. A estrada também será ampliada e passará a ter mais duas pistas ao lado das já existentes, com duas faixas cada, que darão acesso aos bairros. Um corredor exclusivo de ônibus será construído no canteiro central da via, com 17 estações ligadas aos bairros por passarelas. O sistema contará com 400 novos carros
articulados com piso baixo, acesso para deficientes, portas para os dois lados e capacidade para 150 passageiros. Esses ônibus terão passagens integradas ao sistema de micro-ônibus, que deixará os passageiros nas novas pistas, e ao metrô, na Estação Terminal Asa Sul, que fica no Setor Policial Sul. Eles serão operados apenas por uma empresa, que será escolhida por meio de licitação do transporte público da Linha Verde.
Ao lado das vias marginais serão construídas ainda ciclovias ao longo de toda EPTG, com bicicletários em todas as estações de ônibus.
Impacto
Caminho para 140 mil veículos e quase um milhão de pessoas por dia, segundo a Secretaria
de Transportes, a EPTG é a principal via de transporte do DF. A reformulação da estrada
será feita com um empréstimo de R$ 244 milhões do Banco Interamericano de Desenvolvimento
(BID), que também deve financiar grande parte das obras do Brasília Integrada nos próximos
anos. Arruda já avisou que a ampliação vai incomodar os moradores durante os próximos 12 meses, mas o governo planejou a obra para que esse impacto seja reduzido. Primeiro serão construídas as vias marginais. Quando elas estiverem prontas, o transito será desviado para a
construção do corredor de ônibus e repavimentação das pistas já existentes. "Não haverá diferença nos próximos quatro meses", garante o secretário de Transportes, Alberto Fraga.
Para ajudar a desafogar o trânsito durante e após as obras, também será inaugurada na próxima quinta-feira a pista que liga a EPTG ao Setor de Inflamáveis, atrás do SIA.
Mas a implantação da Linha Verde não terminará em 2010.
As obras dos trechos que ligam a EPIA ao Setor Policial Sul e ao Setor de Indústrias Gráficas
e Taguatinga a Ceilândia só devem terminar em 2012. Esse último trecho vai contar ainda com um túnel sob Taguatinga para desafogar o trânsito na Praça do Relógio, segundo Fraga
.

Um comentário:

Anair Alves de Araujo disse...

Excelente projeto !!!agora esperamos pelo menos um viaduto que pegue o fluxo proveniente do Plano Piloto e possa transmiti-lo ao Vicente Pires. Uma localização ideal para o mesmo seria nas proxímidades do posto policial da estrutural. Reflitam !!!