segunda-feira, 27 de julho de 2009

Começam no dia 27 as interdições na EPTG

Conheça os detalhes na notícia abaixo publicada no site do GDF:

Linha Verde: interdições na EPTG começam segunda-feira

(23/07/2009 - 16:00)

Os motoristas que utilizam a Estrada Parque Taguatinga (EPTG) vão precisar de paciência para ver a primeira etapa da Linha Verde concluída. O pedido é do governador José Roberto Arruda. Em visita ao canteiro de obras nesta quarta-feira (22), Arruda afirmou que o trabalho na via será intensificado e que os impactos negativos são inevitáveis. "A obra é muito grande. É uma construção de R$ 240 milhões que pega toda EPTG. A gente não pode tapar o sol com a peneira. É claro que uma obra deste porte, construída em um período curto de tempo, traz alguns transtornos à população", disse o governador.

A partir de segunda-feira (27), alguns trechos da Estrada Parque Taguatinga (EPTG) no sentido Plano Piloto-Taguatinga vão passar de três faixas de rolamento para duas faixas. "Onde hoje é o acostamento, passará a ser a quarta faixa de rolamento da via e um novo acostamento será construído ao lado", explicou o secretário de Transportes, Alberto Fraga. Nesta primeira fase haverá interdições nas proximidades do Guará e de Taguatinga, e em frente à Residência Oficial do governador em Águas Claras, estendendo-se depois por toda a via.

Para fazer as ampliações da EPTG no sentido Taguatinga-Plano Piloto, será preciso antes reforçar a estrutura da adutora da Caesb, que parte do acesso a Taguatinga até as proximidades do Guará. A obra terá início também na próxima semana e deverá ser concluída após 60 dias. Inicialmente não haverá interferência no trânsito, pois apenas alguns trechos do acostamento serão utilizados. Essa adutora garante o abastecimento de água de Taguatinga Centro, Guará e Lúcio Costa. Cerca de 200 mil pessoas são beneficiadas.

Em setembro, começam as obras da pista exclusiva de ônibus. A pista de rolamento mais próxima ao canteiro central vai ser substituída pelo corredor dos ônibus executada com concreto. Com esta intervenção, a EPTG terá uma redução no número de faixas, indo de três para duas. A intenção é que a quarta faixa de rolamento e o acostamento já estejam prontos, assim o trânsito poderá ser deslocado. Parte do trânsito também será desviado para os trechos concluídos das marginais. Atualmente, 176 máquinas e 60 caminhões basculantes estão trabalhando na construção das marginais.

O conselho para aqueles que usam a pista é buscar alternativa no metrô, na Estrada Parque Núcleo Bandeirante e na Estrutural. Atualmente, 150 mil veículos passam pela EPTG todos os dias. Com a obra, a via vai dobrar de tamanho. Além de ganhar vias marginais nos dois sentidos, terá um corredor exclusivo para ônibus e asfalto novo em todas as pistas. Cinco viadutos serão construídos, sendo um no cruzamento da Linha Verde com a EPIA, SIA, Guará - já em construção - , na entrada do Jóquei e na saída de Águas Claras. Passarelas e ciclovia também integram o projeto do trecho de 12,7 quilômetros entre a entrada de Taguatinga e o acesso à Estrada Parque Indústria e Abastecimento (EPIA).

Fonte: Ascom/ST com informações da Agecom

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Rua 8 terá asfalto por completo


Que ótima surpresa!
O trecho da Rua 8 que liga a Rua 3 à 5 está sendo asfaltado.
Incrível, esse trecho sempre foi deixado de lado pela administração da nossa cidade e agora está sendo asfaltado. Será um ótimo atalho para quem está nas ruas 5, 8, 10 e 12 e quer ir pegar a EPTG no sentido Plano Piloto ou ir ao Big Box.
A Rua 8 deixou para trás até mesmo a famosa Rua 10 que há alguns meses recebeu até a visita do João Buracão, mas ainda não recebeu a cobertura asfáltica.

terça-feira, 21 de julho de 2009

Vai ter posto do Na Hora na Linha Verde

Confira na notícia do Brasília em Tempo Real:

Na Hora amplia atendimento
O Serviço de Atendimento Imediato ao Cidadão, popularmente conhecido como Na Hora, prepara uma expansão no Distrito Federal. Até o fim do ano, três novas unidades devem ser inauguradas nas cidades do Gama e Samambaia e na Linha Verde, na altura da Super Quadras Brasília (SQB), ao lado do Guará I.
Dessas, a unidade da Linha Verde promete ser a mais sofisticada, com uma área de 1,2 mil metros quadrados, 160 funcionários e aparelhos de última geração.
Sozinha, atenderá cinco regiões administrativas: Guará, Vicente Pires, Estrutural, Águas Claras e Setor de Indústria e Abastecimento (SIA). Será criada até uma linha de ônibus ligando a Estrutural à SQB.
O governo planeja ainda abrir mais 10 unidades do Na Hora por meio de Parcerias Público Privadas (PPPs). Três propostas foram apresentadas até o momento e estão sob análise.
Somente após a escolha do melhor projeto é que será lançado o edital de licitação para a seleção das empresas responsáveis pela implantação das unidades.
Além disso, o Na Hora negocia com os Correios e a Junta Militar para incluir os serviços realizados pelas duas entidades no quadro de atendimentos que já realiza.
Acordos recentes garantiram a inclusão nas unidades de vários serviços, entre eles os prestados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a realização de perícia médica do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a emissão de passaportes junto à Polícia Federal (PF) e a emissão de carteirinhas da União dos Estudantes (UNE).
É possível ainda emitir o documento de identidade e realizar vistoria do carro pelo Departamento de Trânsito (Detran-DF).
Atualmente, o Na Hora oferece para a população mais de 300 tipos de serviços de órgãos do governo local, federal, Justiça e entidades parceiras.
As quatro unidades existentes — Rodoviária do Plano Piloto, Ceilândia, Sobradinho e Taguatinga —, juntamente com outras quatro unidades móveis, atendem, em média, 10 mil pessoas por dia.
“Temos como missão aproximar o Estado da população. Queremos facilitar a vida do cidadão atuando de maneira diferenciada, oferecendo rapidez , eficiência e qualidade no serviço”, afirmou Luiz França, diretor-geral do Na Hora, órgão vinculado à Secretaria de Justiça e Cidadania.
Para tanto, as unidades distribuídas pelo DF funcionam de 7h30 às 19h durante a semana. Aos sábados, o funcionamento vai das 7h30 às 13h.

sexta-feira, 17 de julho de 2009

O DER ficou louco

O DER fez a pista paralela à via Estrutural que margeia o Vicente Pires desde o Pistão Norte até próximo ao córrego. Excelente!

Esta semana eles fecharam com meio-fio a saída da Rua 5 para a Estrutural, mas não criaram uma saída decente. Exatamente a rua que mais concentra movimento de carros em direção à EPCL. Resultado: confusão e na quinta-feira (16/07) retiraram os meio-fios e liberaram a saída toda esburacada.

Hoje percebemos que eles decidiram fazer uma saída no final da pista paralela. Agora por que não pensaram isso antes de fechar a Rua 5? Por que não fazem um acesso à Estrutural com pista de aceleração de no mínimo 300 metros? Onde se formaram os engenheiros do DER/DF?